Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Fim do mundo: o que você faria se tivesse apenas três dias?

Foto: Telegraph/Reprodução
A menos de um mês da data anunciada para o fim do mundo, muita gente já anda pensando se é possível se safar da destruição total. Boa parte da culpa de tudo isso é do calendário maia, que obteve grande atenção mundial por conta das supostas advertências apocalípticas que previam o fim do mundo.

Dizem que no dia 21 de dezembro de 2012 um raro alinhamento do Sol com o centro da Via-Láctea dará início a uma série de eventos desastrosos. São esperados terremotos, pragas, dilúvios e distúrbios eletromagnéticos.

Mas fique tranquilo porque o mundo não vai acabar e você poderá trocar o calendário pendurado na porta de sua geladeira no ano que vem. Afinal, não existe base científica para sustentar as previsões. Descobrimos alguns motivos que mostram que as coisas vão continuar como estão. Para o bem e para o mal. Confira:

— O mais antigo calendário maia conhecido foi encontrado em antigas ruínas na Guatemala e oferece indícios de que o fim do mundo não é uma certeza, disseram pesquisadores. Segundo o Jornal Ciência, especialistas garantem que não existe tal previsão. Uma nova descoberta fornece um pouco mais de informações que, somadas aos cálculos feitos há 6.000 anos, significam que o mundo se estenderá bem mais do que 2012. Os próprios cálculos dos maias vão além deste ano.

— A Nasa divulgou um vídeo de resposta às várias teorias do fim do mundo. Nele, o cientista do Laboratório de Propulsão de Jatos Don Yeomans discorre sobre cada uma das hipóteses mais conhecidas e explica por que elas não se concretizarão. Ele explica que o que está indicado no calendário é o fim de um ciclo e o início de outro, não o apocalipse. Ele o compara com a forma em que nós contamos os anos _ todos os dias 31 de dezembro um ciclo termina, para outro começar no dia 1 de janeiro.

— Mais sobre o calendário: 21 de dezembro de 2012 é o fim do longo período de contagem maia. Assim como o calendário gregoriano começa de novo em 1º de janeiro, outro longo período de contagem começa para o calendário pré-colombiano.

— Outra hipótese é a de uma grande tempestade solar que aconteceria no dia 21 de dezembro. Este tipo de evento realmente está se tornando mais frequente - isso porque o Sol passa por ciclos e seu período de maior atividade está previsto para o fim deste ano e o começo de 2013. O argumento de Yeomans é que, na verdade, a máxima solar irá acontecer apenas em maio do ano que vem e que, mesmo assim, a atividade não deverá ser tão intensa.

— Também não há nenhum alinhamento dos planetas - que geraria uma mudança catastrófica nas marés - previsto para o fim de 2012. Mesmo que houvesse uma movimentação do gênero, outros planetas não poderiam afetar as marés. Os únicos corpos celestes capazes de fazer isso são a Lua e o Sol.

— Os polos magnéticos da Terra podem se inverter? Isso simplesmente não pode ocorrer por causa da Lua - nosso satélite estabiliza a rotação do planeta e não permite que a rotação dele mude e uma hora para a outra. Os polos podem, sim, mudar, mas fazem isso aos poucos, demorando milhares de anos.

— Conforme a agência de notícias EFE, líderes maias resolveram, recentemente, explicar a "confusão" na próxima mudança de ciclo no calendário pré-colombiano. Efe Marte Trejo, historiador e astrônomo mexicano, explica que este ano será marcado por uma mudança de ciclo, mas não significa que o mundo vai acabar. "Não devemos nos preocupar pensando que haverá uma destruição total do planeta. O que acontecerá é simplesmente uma mudança de ciclo, que terminará em dezembro para começar um novo período", afirmou. Na ocasião, os líderes ainda falaram que a "confusão foi provocada por alguns meios de imprensa e por algumas pessoas que não souberam explicar ao certo sobre o que é realmente a visão de mundo dos maias".

— Uma das teorias escatológicas mais aterradoras, segundo a revista Superinteressante, é a do superaquecimento da Terra. O vilão, neste caso atende pelo nome de efeito estufa. Mas as simulações climáticas feitas em computador por cientistas do apocalipse são unânimes: o nosso tempo estará esgotado lá pelo ano 2050. Logo, o mundo não acaba em 2012.

— Lembra do Bug do Milênio? Nada do que foi previsto aconteceu. Houve poucas falhas decorrentes do bug, que se revelou quase inofensivo apesar de ter gerado uma onda de pânico coletivo, especialmente nos países nos quais os computadores estavam mais popularizados.  

— Outra ameaça é a possibilidade de um meteoro se chocar com a Terra. Bom, isso pode mesmo acontecer. Mas não tem data marcada.

Depois de tudo isso, resta-nos garantir o champagne. Afinal, a única previsão comprovada é a de que o fim de ano vem aí.
 
HORA DE SANTA CATARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário