Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Procuradoria eleitoral do DF barra 14 candidaturas

Dos 22 candidatos que tiveram seus pedidos de registro de candidatura impugnados pela Procuradoria Regional Eleitoral no DF, catorze tiveram os registros negados pelo  Tribunal Regional Eleitoral no DF.  Desses, sete foram barrados por conta da Lei da Ficha Limpa.

Entre os que tiveram registro negado, estão os candidatos a governador do DF, José Roberto Arruda (PR), Perciliane Marrara (PCO) e a candidata a deputada federal, Jaqueline Roriz (PMN). Enquanto couber recursos, a lei assegura que os candidatos podem continuar com a campanha, arrecadar recursos e ter o nome inscrito na urna.

“O MPE avaliou positivamente a atuação em relação à Lei da Ficha Limpa, o que foi possível em razão da criação de uma base de dados nacional contendo as decisões judiciais que poderiam gerar inelegibilidades”, destacou o procurador regional eleitoral no DF, Elton Ghersel.

Os candidatos Maria de Lourdes Abadia, Christianno Nogueira Araújo, José Paulo Santos e Maria José da Conceição Maninha, concorrentes aos cargos de deputada federal e deputados distritais, respectivamente, conseguiram obter o registro no Tribunal. O Ministério Público Eleitoral, entretanto, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar reverter as decisões. Já quanto ao candidato a Senador Expedito Carneiro de Mendonça, inicialmente impugnado, a PRE-DF acabou concordando com o pedido de registro, que foi aceito pelo TRE-DF.

Odilon Batista de Souza Netto, candidato a deputado distrital, renunciou à candidatura, e Rosilene Pereira da Costa, também candidata à distrital, teve o pedido de registro julgado prejudicado pelo TRE-DF.

O Ministério Público Eleitoral também se manifestou a favor do indeferimento do registro aos candidatos do PPS, pelo não cumprimento da cota mínima exigida de 30% para concorrentes do sexo feminino. Por não terem cumprido a regra, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o registro a todos os candidatos a deputados distritais da legenda.

Candidatos barrados com base na Lei da Ficha Limpa: José Roberto Arruda (Governador), Jaqueline Maria Roriz (Deputada Federal), Aylton Gomes Martins (Deputado Distrital), Célia Maria de Sousa (Deputada Distrital), Juarêz de Paula Santos (Deputado Distrital), Marco Antônio Leal da Silva (Deputado Distrital), Vandercy Antônia de Camargos (Deputada Distrital)

Candidatos barrados por ausência de prestação de contas das últimas eleições: Percilliane Marrara Silva (Governadora), Mauro Rogério Gomes Pessanha (Deputado Federal), Almiro Dias Fiusa (Deputado Distrital), Cleuza Borges dos Santos (Deputada Distrital), Luiz André Solano Roriz (Deputado Distrital), Maria de Lourdes Silva (Deputada Distrital), Maristella Daher (Deputada Distrital), Josué Souza Loiola (Deputado Distrital)




Com informações da Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional Eleitoral no DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário