Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Mostra em caminhão interativo chega a Brasília e expõe a história da reforma agrária no Brasil

Do R7

Divulgação/ Bruno Figueiredo

A partir deste domingo (3), Brasília recebe a mostra Sentimentos da Terra, que expõe a história da reforma agrária no país de forma lúdica e interativa. As narrativas em vídeo, livros, teatro e cinema fazem parte de um museu itinerante, que percorre diversas cidades do Brasil e fica na capital federal até a próxima quarta-feira (5), em frente ao Museu da República.  

O conteúdo é apresentado em um caminhão com abertura nas laterais e na parte traseira, que se transformam em cinema, palco de teatro e um telecentro com seis computadores para acesso à internet.

Nas duas salas de cinema, os 11 curta - metragens utilizam técnicas de computação gráfica, que transformam imagens, desenhos e pinturas em maquetes 3D. Os filmes são narrados por artista como Maria Bethânia, Regina Casé e Chico Buarque, que contam momentos históricos da luta pela terra no Brasil. As telas interativas permitem um contato maior do público com as ilustrações.  

— A proposta é apresentar conteúdo de qualidade, com leveza, mas sem esvaziar a questão política”, destaca Pauliane Braga, integrante da equipe de coordenação do Projeto Sentimentos da Terra.  

A exposição ainda tem um espaço com espaço chamado de Tenda da caracterização, onde os visitantes podem se transformar em expoentes da luta pela reforma agrária, como Chica da Silva e Antônio Conselheiro. A mostra também tem uma biblioteca com que ganhou o nome de Espaço da Imaginação, com publicações sobre desenvolvimento rural, fotografia, arte e história.

— É possível saber, por exemplo, como se deu a participação da Igreja nesse processo, de movimentos como o dos Trabalhadores Sem Terra (MST), das Ligas Camponesas, como foi a atuação dos sindicatos, entre outros. Como ela é itinerante, é mais uma forma de contribuirmos com a difusão e democratização do acesso ao conhecimento, afirma Fátima Brandalise, coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

O Caminhão-Museu Sentimentos da Terra está em circulação desde março de 2013, e visitou, no ano passado, cidades de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. A turnê de 2014 teve início no Rio de Janeiro, seguiu para Salvador e depois para Chapada Gaúcha, em Minas Gerais. Mais de 18 mil pessoas visitaram a mostra. Depois de Brasília, o museu itinerante segue para Mossoró (RN) e Marabá (PA).  

A iniciativa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead). 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário