Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Casos de Hepatites crescem 723% na Paraíba, e autoclaves de salão de beleza não elimina vírus

Autoclave não matam vírus
As autoclaves utilizadas nos salões de beleza para esterilização de alicates de unhas não eliminam vírus, como os da hepatite, por exemplo, e os acessórios usados pelas manicures podem ser uma via de transmissão da doença.

 Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) indicam que os casos notificados de hepatites virais (dos tipos B e C, que são contagiosos), cresceram 723%, em seis anos, na Paraíba. Foram 65 registros em 2007 e 535 no ano passado. O preocupante é que muita gente que está contaminada nem desconfia que tem a doença e segue contaminando outros.

 A gastro-hepatologista Fátima Duques esclareceu que as autoclaves utilizadas nos salões de beleza não são confiáveis. Se o processo de esterilização não for feito em equipamento adequado, os vírus permanecem na superfície dos acessórios e podem contaminar quem tiver contato com eles.
 
“O que importa não é a temperatura, mas sim o tipo de onda emitida. O equipamento tem que ser hospitalar, idêntico ao que existe nos centros cirúrgicos. Qualquer outro não oferece garantia”, alertou. Uma autoclave hospitalar, conforme a médica, chega a custar até R$ 4 mil. “A hepatite C, que é a transmitida pelo contato com material contaminado, é a principal causa de transplante hepático”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário