Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Brasília está entre as três cidades que mais receberão eventos até 2019

Com 15 eventos agendados até 2019, Brasília está atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro Mary Leal/Agência Brasília
Mesmo com o término da Copa do Mundo, Brasília já se prepara para ser a anfitriã de outros grandes eventos relacionados ao universo esportivo, empresarial e científico. Pelo menos 15 já estão programados até 2019 e a expectativa é que juntos movimentem um público de aproximadamente 80.730 pessoas.  

De acordo com a Embratur, no ranking de captação de eventos, a capital do país está atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Ter sido cidade-sede do Mundial sem dúvida ajudou Brasília a consolidar essa posição.  

Para Luis Otávio Neves, secretário de Turismo, a Copa é um evento único e por isso era tão importante aproveitá-la bem. Mas a agenda da cidade possui eventos de grande porte capazes de atrair muitos turistas.   

— Estes turistas divulgarão a imagem da capital diante do mundo.  

Um exemplo, segundo o secretário, é o Fórum Mundial da Água (2018), que colocará Brasília no centro do debate mundial sobre o uso dos recursos hídricos do planeta.  

Para este ano, já estão confirmados o Congresso Brasileiro de Cardiologia, previsto para setembro, e o Campeonato Mundial de Fisiculturismo, programado para novembro. Em 2015 o autódromo de Nelson Piquet deve receber a etapa Brasileira da Fórmula Indy.  

Em 2016 Brasília volta a ter uma agenda concorrida. Será sede do WITSA (Congresso Mundial de Tecnologia da Informação) e subsede dos Jogos Olímpicos que acontecem no Rio de Janeiro. E em 2019 é a vez de a cidade receber a Universíade, o maior evento esportivo universitário do mundo, que ocorre a cada dois anos e trará uma série de investimentos para a cidade, como a construção da Vila Olímpica.  

A expectativa é que os jogos universitários, que têm uma estrutura olímpica, reúnam até 20 mil atletas, com idades entre 17 e 28 anos, de mais de 200 países competindo em diversas modalidades.  

Diante dessa expectativa, o governo aposta em um novo aumento de estrangeiros no Distrito Federal. Em 2013 foram 235.891 turistas internacionais na cidade, um aumento de 35,51% em relação a 2012, período em que 174.064 visitantes de outros países vieram a Brasília.  
Para o Secretário de Turismo, além da visibilidade proporcionada pelos Fóruns, Congressos e eventos esportivos, a economia de Brasília também ganha.  

— Os turistas de eventos gastam mais dinheiro que o turista de lazer e em um único evento conseguimos movimentar toda a cadeia produtiva do turismo, composta por mais de 50 atividades.


Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário