Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 20 de maio de 2014

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura Municipal de Piancó através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em comum acordo com vários órgãos municipais, a exemplo de CREAS e Conselho Tutelar, realizaram no dia de hoje o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data é comemorada em 18 de Maio, mas por motivos de agendamento, foi transferido para esta segunda-feira, 19. O Movimento teve início às 16:00h saindo de fronte da Igreja de Santo Antonio, passando por várias ruas da cidade e finalizando na Praça Salviano Leite, onde foi realizado uma peça teatral sobre o tema e em seguida foi distribuído pipocas, picolés, crepe suisse, algodão doce, refrigerantes, etc. A secretária de Desenvolvimento Social Dilma Andrade [que também é a primeira-dama do Município], foi elogiada pelos presentes diante da realização do movimento que alerta a população sobre esse tema polêmico e que preocupa muito a todos. Várias escolas públicas e privadas participaram do evento, além da Câmara de Vereadores.

O dia 18 de maio é lembrado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data busca mobilizar e informar a sociedade sobre o direito de toda criança e adolescente desenvolver sua sexualidade de maneira segura e protegida, livre de abuso e exploração sexual. Em 2013, foram notificados 563 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Santa Catarina, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. A maior parte dessas vítimas é do sexo feminino, com 483 casos registrados no ano passado. Naquele período, o maior número de ocorrências de violência sexual recaiu sobre a faixa etária entre 10 e 14 anos, com 250 casos, sendo 234 vítimas do sexo feminino e 16 do sexo masculino.

A data - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei Federal nº 9.970/00O. O dia 18 de maio foi escolhido por ser a data em que ocorreu o assassinato de Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, raptada, estuprada e morta na cidade de Vitória (ES). O crime, que ocorreu em 1973, teve grande repercussão nacional. Mesmo com a grande comoção causada, o crime continua impune.
 

Antonio Cabral (DRT-PB 3085)

Nenhum comentário:

Postar um comentário