Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Comissão aprova projeto de Aécio Neves para mudar Bolsa Família

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de lei em que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à presidência da República, propõe mais seis meses para o recebimento do benefício do Bolsa Família em casos de alteração da renda que torne a família inelegível para o programa. Foram dez votos favoráveis. O programa é carro-chefe da campanha da presidenta Dilma Rousseff à reeleição.

O projeto, que está em tramitação desde 2013 e seguirá para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Casa, é considerado polêmico porque prevê mudança em programa que tem a “autoria” disputada pelo governo e pela oposição. De acordo com os governistas, o presidenciável tucano propõe aperfeiçoamentos já contemplados no programa. Na CAS, nove parlamentares votaram a favor de um texto alternativo formulado pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

A proposta prevê que as condições das famílias beneficiadas devem ser revistas a cada dois anos. Se for constatada mudança nessas condições – como um aumento da renda – nos seis meses que antecedem a revisão, a concessão do benefício deverá ser assegurada por um período adicional de seis meses. Para que entre em vigor, o projeto também precisa ser aprovado pela Câmara.

Relatora, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) emitiu parecer favorável ao projeto. Ela considera que é preciso cautela para que o desligamento imediato do programa não acarrete o retorno das famílias à situação de pobreza. Os tucanos argumentam que os beneficiários do Bolsa Família podem conseguir empregos que alteram a renda familiar, mas isso não significa que eles alcançarão estabilidade financeira.  

(Com informações da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário