O
GDF investiu quase R$ 1 milhão na aquisição da frota de micro-ônibus
executivos com ar-condicionado, poltronas reclináveis e acesso à
internet
O
truque é mais que manjado: diante da incapacidade de melhorar de fato a
qualidade de um determinado serviço para o conjunto da população, o
governo tenta dar um jeitinho de mostrar serviço e ganhar pontos pelo
menos junto à parcela com maior poder de pressão.
No Distrito Federal, governado por um partido supostamente de
esquerda, o exemplo mais recente do recurso a essa estratégia
desavergonhadamente classista e excludente está ocorrendo no sistema
público de transporte.
Ante os resultados até agora pouco visíveis de um processo de
licitação que prometia melhorar a qualidade do serviço com a entrada de
novas empresas no sistema – mas que apenas vem garantindo às mesmas
velhas companhias de sempre o direito de continuar em operação, sabe-se
lá em que termos, a solução encontrada pelo GDF foi oferecer uma
espécie de cala-boca para as classes mais afluentes – e influentes.
A estratégia começará a ser posta em prática no Sudoeste. Moradores do setor contarão com
uma nova linha de ônibus complementar que o ligará à Esplanada dos
Ministérios, passando pelo Terminal Rodoviário do Cruzeiro, Terraço
Shopping, Palácio do Buriti e Hospital das Forças Armadas (HFA).
O GDF investiu quase R$ 1 milhão para adquirir os cinco veículos
para a Sociedade de Transportes Coletivos (TCB). Cada um deles tem
capacidade para transportar 26 passageiros sentados, acesso à internet,
poltronas reclináveis de tecido, ar-condicionado e porta bagagem
interno e são acessíveis a pessoas com necessidades especiais.
A tarifa da linha 0.165 (Sudoeste/ Esplanada) é de R$ 5 reais – mais
que o dobro da tarifa cobrada em outros ônibus do sistema público de
transporte que circulam pelo Plano Piloto.
Serão quatro micro-ônibus em circulação das 7h às 20h e um veículo
reserva. O primeiro parte às 7h do Terminal Rodoviário do Cruzeiro, se
dirige ao Terraço Shopping passando pelo HFA, volta ao Sudoeste, pela
Avenida Central, segue para a Esplanada dos Ministérios e Palácio do
Planalto, retorna ao Sudoeste pela Primeira Avenida, finalizando o
trajeto no Terminal Rodoviário do Cruzeiro.
A expectativa é atender 115 passageiros por hora com os quatro
micro-ônibus. A previsão é que haja uma integração dessa linha com a do
aeroporto.
De acordo com o DFTrans, em breve o serviço será estendido a outras
regiões do DF como Águas Claras, Taguatinga, Sobradinho, Lago Norte e
Lago Sul.
Como a TCB é uma empresa pública, tem-se aí mais um péssimo exemplo
de um velho vício bem típico do atraso brasileiro: o Estado posto a
serviço de quem menos precisa dele.
Ceilandia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário