Do total de cheques compensados em todo o país no mês de julho, 2% foram devolvidos pela segunda vez por falta de fundos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgado nesta quarta-feira.
Número de famílias endividadas cresce pelo 3º mês seguido, diz CNCFamílias comprometem 42% da renda em média com dívidas, diz pesquisaEste foi o menor percentual de inadimplência com cheques verificado em cinco meses e igualou o percentual de fevereiro, quando também houve 2% de devoluções. O volume de cheques sem fundos registrados em julho é ligeiramente superior ao 1,99% observado um ano antes.
De acordo com a Serasa Experian, no acumulado de janeiro a julho deste ano foram devolvidos 2,06% de cheques, contra 1,94% em igual período de 2011.
Segundo os economistas da empresa, as baixas taxas de desemprego, os ganhos salariais acima da inflação e o menor ritmo de crescimento do endividamento dos consumidores “têm proporcionado início de gradual, porém consistente, declínio da inadimplência com cheques”.
Estados e regiões
Nos sete primeiros meses de 2012, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (13,98%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com menor percentual (1,53%), abaixo da média nacional (2,06%).
Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques de janeiro a julho de 2012, com 4,40%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,65%.
Do G1, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário