Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

domingo, 11 de dezembro de 2011

PB amplia serviços para pessoas que desejam deixar de fumar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), tem realizado uma série de ações e ampliado os serviços de atendimento e tratamento para os que desejam deixar o vício do cigarro. Além de participar ativamente das datas que lembram o tema, a exemplo do Dia Mundial Sem Tabaco e do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo – respectivamente nos dias 31 de maio e 29 de agosto –, a Paraíba tem realizado ações educativas e preventivas em escolas, repartições públicas, empresas privadas e locais de grande circulação.

Em toda a Paraíba, existem 40 Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes, onde fumantes podem buscar apoio, de maneira gratuita, para abandonar o vício provocado pela nicotina. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família, em Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Saúde em 31 municípios. Em alguns casos, os pacientes abandonam o cigarro com menos de um mês de acompanhamento.

O tratamento nos Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes acontece por meio de programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que repassa medicamentos ao Estado. Este, por sua vez, é responsável pela qualificação das equipes, monitoramento dos trabalhos realizados nos Centros e pelo encaminhamento do material enviado pelo Ministério. Os municípios entram com a administração das unidades de saúde, que vão receber os pacientes.

De acordo com Gerlane Carvalho de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao procurar um dos Centros, o paciente é recebido por uma equipe multiprofissional, com médicos, psicólogos, enfermeiros, entre outros. “Eles passam, inicialmente, por uma avaliação clínica e começam a integrar um grupo com, geralmente, 15 fumantes, que também querem se livrar do vício”, explicou.

http://www.paraiba.pb.gov.br

Postado por Zeca Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário