Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

domingo, 4 de dezembro de 2011

Câncer de próstata lidera número de mortes na PB com 190 óbitos somente este ano

O câncer de próstata lidera número de mortes na Paraíba com o registro de 190 óbitos somente este ano. Os dados da Gerência Operacional de Resposta Rápida da Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com o relatório, em segundo lugar vem o câncer dos brônquios e dos pulmões com 179 mortes, seguido câncer estômago com 178 óbitos e câncer de mama com 135 mortes.

O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela. Conclui-se, portanto, que mais casos de CP serão diagnosticados. Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer).

A próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma). A origem do CP é desconhecida, entretanto, presume-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento.

Entre eles, o fator genético, visto a incidência desta neoplasia ser maior em familiares portadores da doença. A presença de CP em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnóstico desse câncer em 18%.

Paraíba.com

Postado por Zeca Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário