A Paraíba ganhará a primeira Usina Termo Solar da América Latina, com capacidade de gerar 50 MV de energia. O primeiro passo para a viabilização do empreendimento foi dado na manhã dessa sexta feira (11), no Palácio da redenção, com assinatura do Protocolo de Intenções pelo governador Ricardo Coutinho, o prefeito de Coremas, Edilson Pereira e o representante da empresa Rio Alto Energia, de São Paulo.
Com investimentos previstos de R$ 350 milhões em 24 meses, a usina solar de Coremas será um marco por ser a primeira licenciada no Brasil com capacidade de geração de 50 MW de energia elétrica. No termo assinado, a empresa Rio Alto Energia se compromete a iniciar a instalação da unidade industrial, em 12 meses, tendo um total de 24 meses para colocar a usina em operação. A energia a ser produzida será vendida ao Governo Federal por meios de leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ricardo Coutinho destacou a importância do empreendimento para a geração de fontes de energias limpas na Paraíba e disse que o Governo se empenhou desde o inicio pela instalação da usina, com incentivos fiscais e apoio institucional. “ Esse é um empreendimento fundamental para o aproveitamento de algo que está disponível em abundância como o sol para criam um negócio com base sustentável”, avaliou o governador , que, na ultima quinta feira (10), juntamente com os governadores do nordeste e o de Minas Gerais, assinou uma moção ao Governo Federal cobrando abertura para o financiamento de projetos de energia limpa (como eólica solar), que hoje são feitas apenas pelo BNDES.
Postado por Zeca Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário