Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Brasileiro trabalha mais do que a média mundial, diz pesquisa

Se você acha que tem trabalhado muito nos últimos tempos, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa internacional mostrou que 43% dos profissionais no Brasil trabalham de nove a onze horas por dia. No restante do mundo esse percentual é de 38%.
O levantamento, feito pela multinacional inglesa Regus, mostrou que o famoso “horário comercial” (das 9h às 18h) está com os dias contados. Mais da metade dos profissionais no Brasil trabalham além das oito horas por dia e mais de 40% levam trabalho para concluir em casa regularmente

Outros resultados mostram que 17% dos profissionais no Brasil e 10% em outros países trabalham mais de onze horas por dia regularmente. Cerca de 46% dos brasileiros empregados levam trabalho para terminar em casa mais de três vezes por semana, contra 43% dos empregados no resto do mundo. Os profissionais do sexo masculino no país (20%) têm quatro vezes mais chances de trabalharem 11 horas diárias do que as mulheres (4%).

“As mulheres parecem estar menos propensas a trabalharem mais horas por dia, provavelmente porque há mais chances de trabalharem meio período. Por outro lado, colaboradoras de pequenas empresas geralmente trabalham mais horas por dia do que funcionárias de grandes corporações”, explica Guilherme Ribeiro, diretor geral da Regus no Brasil.
A pressão por resultados foi o principal motivo apontado pelos entrevistados para o aumento do número de horas de trabalhados nos últimos anos. O movimento, segundo o estudo, seria reflexo da lenta recuperação da economia nos países desenvolvidos e, ao mesmo tempo, do rápido crescimento dos países emergentes.

Revista Época

Postado por Zeca Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário