Apesar
de João Pessoa ter a frota de ônibus mais nova do País, 4,42 anos,
ainda é possível encontrar veículos com até 13 anos de uso circulando
pela Capital. Os carros mais antigos, ou seja, entre 10 e 13 anos, estão
nas empresas Mandacaruense e Marcos da Silva. Juntas, elas têm 14
carros, pelo menos três com 13 anos estão em operação segundo confirmou o
setor de Vistoria Veicular da Superintendência Executiva de Mobilidade
Urbana (Semob). De um total de 541 cadastrados pelo órgão, 59 carros
foram adquiridos este ano, mas 44 têm mais de nove anos de uso. Quem
precisa de transporte coletivo na Capital reclamam da demora, da sujeira
e também da conservação do interior do ônibus. No Estado, o transporte
deve ser fiscalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER) que
informou que vistoria de acordo com programação que pode ser
semestralmente ou anualmente.
Em relação ao acidente com o
ônibus da empresa Rodoviária Santa Rita que deixou 40 feridos e três
mortos, no último sábado, no viaduto das Três Lagoas, no bairro de
Oitizeiro, o procurador geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB),
Bertrand Asfora, informou que o secretário de Estado da Segurança e da
Defesa Social (Seds), Claudio Lima, solicitou que fosse designado um
promotor para acompanhar o inquérito policial. “Tive contato com o
governador e com o secretário que pediu para acompanhar o caso”,
afirmou.
Já na Capital, os usuários de coletivos reclamam da
falta de infraestrutura de alguns carros que ficam recorrentes em
algumas linhas como a 003 Jaguaribe. “Demora muito para chegar um
ônibus. Já peguei um que estava com as cadeiras quebradas. Quando passou
por um quebra mola, o banco pulou. A gente paga por um ônibus que não é
bom”, reclamou a estudante Eloisa Carateu. A aposentada Maria da Penha
do Nascimento, 70, disse que não se importa com a sujeira, mas reclama
da demora. “A gente espera muito tempo”, afirmou.
Eventualidade
O
diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes de João
Pessoa (AETC JP), Mário Tourinho, explicou que o que pode ter ocorrido é
que esses carros antigos estavam circulando por eventualidade. “Quando
um quebra ou precisa de revisão é substituído e talvez esse antigo foi
colocado para circular. Isso é uma eventualidade, mas sabemos que é
lastimável”, afirmou.
A maioria dos ônibus da capital tem entre
5 e 6 anos. Segundo a Semob, 87 carros estão com essa idade. O segundo
maior número está entre 3 e 4 anos, com 83 veículos, seguido por entre 4
e 5 anos, com 69 carros.
Fiscalização
A
vistoria nos ônibus intermunicipais da Paraíba é feita pelo
Departamento de Estradas de Rodagens (DER). Segundo a diretora de
Transportes, Nilza Magalhães, a frota da Região Metropolitana da Capital
é mais antiga e por conta disso, a vistoria é semestral. Já nas que
circulam nos demais municípios é feita anualmente, se a frota for nova.
“A vistoria é feita na empresa. Se o carro estiver sem condições de
circular, o veículo é retirado e notificado por um patrulheiro. A
empresa é informada sobre o ocorrido”, afirmou.
Legislação limita idade
O
chefe de Fiscalização de Transporte da Semob, Rodrigo Sávio, informou
que diariamente faz fiscalização por meio de denúncias via telefone,
e-mail e outras formas de comunicação. Ele disse que a frota de ônibus
deve ser renovada a cada 10 anos conforme legislação municipal. A
vistoria ocorre nos terminais de bairros, nas empresas ou mesmo na rua,
dependendo do nível de emergência da denúncia. Segundo Rodrigo Sávio, as
fiscalizações ocorrem nos terminais de bairros e nas empresas, podendo
acontecer na rua, dependendo da denúncia e se for emergencial. É
necessário que o passageiro informe o prefixo, a linha e dia/horário que
pegou o coletivo. “Já encontramos ônibus com bancos quebrados”,
afirmou. Nesse caso, é determinado o recolhimento do carro e a empresa
notificada.
O assistente administrativo do setor de Vistoria
Veicular, Washington José de Sousa Silva, informou que três carros,
sendo dois da Marcos da Silva e um da Mandacaruense, que têm 13 anos
continuam circulando pela Capital apesar de ser determinada a renovação a
cada 10 anos. Segundo Washington, 59 ônibus foram adquiridos este ano.
Do total de 541 cadastrados, 267 são adaptados com plataforma de acesso.
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