Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Samu 192 vai utilizar sistemas de identificação de trotes com números não identificados

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) vai identificar todos os trotes que atrapalham a oferta do serviço à população, mesmo que os aparelhos utilizem o inibidor de chamada. Em média, as sete centrais do Samu na Paraíba recebem 1,2 mil trotes diariamente, metade deles só em João Pessoa, conforme o coordenador do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walber Frasão Júnior.

Em agosto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) se reuniu com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e conseguiu o desbloqueio das chamadas não identificadas. Assim, os números usados para passar trotes serão inseridos no sistema de reconhecimento das Centrais e serão denominados “números vermelhos”. Esses números aparecerão manchados na tela dos computadores das Centrais do Samu e serão encaminhados à Polícia Civil para que seja investigada a autoria dos trotes.

O trote configura contravenção punida com pena de detenção e multa. No caso do Samu 192, é considerada ainda uma tentativa de restrição ao serviço público de emergência, com pena prevista no artigo 256 do Código Penal: reclusão de um a cinco anos e multa. “É bom observar que os números vermelhos não deixarão de ser atendidos. A diferença é que o atendente vai saber que aquele número já foi utilizado outras vezes para passar trote”, observou Walber Frasão.

A Anatel também disponibilizou a rede do Samu 192 um sistema de busca que fornece a identificação e o endereço de todos os telefones públicos do Estado, os chamados “orelhões”. A partir de agora, os atendentes do Samu poderão identificar se o telefone que está sendo usado para trote é um orelhão e onde ele está localizado.


Secom PB


Postado por Zeca Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário