O Jornal Correio da Paraíba veiculou no caderno de Economia em 14/08 a informação do que Piancó-PB, tem a maior bacia leiteira do sertão; “A produção aumentou em mais 500% após a adoção de novas tecnologias e organização dos pecuarista, afirma o presidente da associação José Geraldo Mororó; o rebanho aumentou e a produção de leite já chega a 16 mil litros.
A atividade tem atraído outros agricultores que viram que deu certo investir em gado. Hoje, são mais de 400 pecuaristas na região de Piancó e um rebanho de quatro mil cabeças, o maior da história da região, afirma o presidente.
É uma produção sustentável. No campo eles plantam um capim e usam a tecnologia de piquetes. A área plantada é delimitada por cercas elétricas e dividida em 28 lotes. Todo dia, o rebanho é colocado para comer em um lote e quando o gado chega ao ultimo lote, o capim do primeiro já terá crescido de novo. Assim nem acaba a ração e o custo é baixo, conclui José Geraldo, presidente da APROLP – Associação dos Produtores de Leite de Piancó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário