Gestores escolares, prefeitos e secretários municipais e estaduais de
educação têm prazo até 30 de abril para prestar contas dos recursos que
receberam do governo federal em 2011 e 2012.
Os formulários estão
disponíveis na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
(FNDE), no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), e deverão
ser enviados via internet.
Os municípios que não cumprirem o prazo terão
suspenso o envio de recursos em 2013 para os programas de alimentação,
transporte escolar e dinheiro direto na escola.
Albaneide
Peixinho, coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar
(Pnae) do FNDE, diz que a prestação de contas direta ao FNDE é feita
apenas no caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). No caso dos
programas de alimentação e transporte escolar, deverá ser enviada para
os conselhos de controle social, que deverão estar devidamente nomeados e
com mandatos em vigência.
O problema é que muitos conselhos já
tiveram seus mandatos vencidos e os novos representantes precisam ser
nomeados para que a prestação de contas possa ser feita. No caso do
Pnae, o Conselho de Alimentação Escolar (CAS) é o órgão deliberativo e,
portanto, responsável por fiscalizar se a aplicação dos recursos
públicos foi adequada. Só depois de passar por essa aprovação é que a
prestação de contas é enviada ao FNDE.
No entanto, 626
municípios e sete estados estão com o mandato de quatro anos dos
conselheiros vencido deste do início do ano e os novos membros não foram
nomeados pelos prefeitos eleitos. “Os gestores não têm nem como prestar
contas, enquanto os novos membros do CAS não forem nomeados”, avisa
Albaneide Peixinho
O CAE é um colegiado deliberativo e autônomo
composto por representantes do executivo local, da sociedade civil, de
trabalhadores da educação e de professores, alunos e pais. “Há novos
gestores que nem sequer sabem o que é CAS e muito menos que os recursos
federais não poderão ser enviados”, assinala.
Fonte: portal.mec.gov.br
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