Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Brasil tem nova mártir depois de Tiradentes

Minha nova heroína não é egípcia ou muçulmana ou estava na praça Tahrir, no Cairo, nos últimos dias, entre os manifestantes que clamavam por liberdade.

Ela é uma brasileira desconhecida que, com seu gesto solitário, acabou sacrificando o próprio emprego para protestar contra o símbolo de tudo aquilo que está errado, é abusado e precisa mudar neste país.

Refiro-me à funcionária do Supremo que usou o twitter oficial do STF para dizer que, depois de Ronaldo, agora só falta Sarney se aposentar.

Parece uma piadinha sem maiores consequências, mas, veja, por causa do chiste, a moça acabou demitida e um ministro se mobilizou para pedir desculpas ao Zé Bigode.

José Sarney abriu um sorriso do gato de Alice no País das Maravilhas e desconversou. Agradeceu a "homenagem" e fingiu que não entendeu o que ela estava dizendo.

Mas eu e você pescamos a piada, sim senhor, não pescamos?

E conseguimos captar a grandeza do gesto da moça. Ela disse tudo aquilo que precisava ser dito.

Eu sei que nós estamos num país relax e no meio do verão e que não dá exatamente para exigir que a turma faça a revolução francesa, guilhotina é coisa melequenta neste calorão. Já imaginou quanta mosca?

Mas a moça fez uma pocket revolução, transformou o twitter na sua Tianamen Square em 140 caracteres, sapateou em cima do homem, o cara que está aí desde a época do golpe militar, que ajudou o pai do Eike a mapear o subsolo do país, que manda e desmanda em tudo, até em presidentes.

E fez isso usando uma ferramenta do "sistema": o twitter oficial do STF, muié ousada!

Quer saber?

A funcionária demitida do STF por fazer troça de Sarney é o nosso Muntadar al-Zeidi, o jornalista iraquiano considerado herói depois de jogar os sapatos na direção de George Bush durante uma coletiva de imprensa
.

Palmas para ela!

Escrito por Barbara Gancia

Nenhum comentário:

Postar um comentário