Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

As aparências enganam; Para projetarem vigor físico e credibilidade aos eleitores, políticos se submetem a uma verdadeira funilaria visual

por Ullisses Campbell
 
A partir desta terça (19), começa a propaganda eleitoral gratuita na TV. O programa, que proporciona aos eleitores a possibilidade de conhecer melhor as propostas de cada um dos candidatos, expõe de maneira implacável — ainda mais em época de aparelhos de alta definição — a imagem dos políticos que querem o seu voto. Projetar vigor físico diante de milhões de telespectadores é requisito básico na cartilha dos concorrentes e dos respectivos marqueteiros. Para isso, os primeiros se submetem a uma verdadeira funilaria visual, que vai do corte de cabelo ao tratamento de pele com Botox, a toxina que puxa, estica e remoça.

A recauchutagem não fica só no campo da estética. O guarda-roupa, o tom de voz e a linguagem corporal são estudados minuciosamente.
 
Agnelo Queiroz e José Roberto Arruda em fotos jornalísticas e em imagens que compõem o material de campanha: cadê as rugas, papadas, olheiras, manchas e os dentes amarelados? (Fotos: Roberto Castro / Reprodução)
 
Os famosos “santinhos”, panfletos de divulgação, aparecem como o melhor exemplo do extreme makeover. Nas quatro imagens acima pode-se constatar a transformação realizada com o uso da tecnologia nas fotos de Agnelo Queiroz (PT) e José Roberto Arruda (PR), os líderes em intenções de voto na corrida ao governo do Distrito Federal. Na foto à esquerda de cada candidato, percebe-se a marcação implacável das câmeras jornalísticas, que revelam rugas, manchas na pele e dentes amarelados, sinais comuns da idade. Nas imagens tratadas, eles exibem rosto liso como bumbum de bebê e pele dourada como a do estilista italiano Giorgio Armani.
 
A reportagem levou fotos e vídeos — antigos e novos — dos dois principais postulantes ao Palácio do Buriti a dez especialistas em estética e imagem pessoal. Além de identificarem os recursos empregados pelos dois políticos, esses profissionais apontaram erros, acertos e estratégias que poderiam ser adotadas por ambos nessa disputa de aparências.

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