Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SAÚDE


Diabetes atinge cerca de 135 mil na Paraíba


No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras de diabetes e aparecem 500 novos casos por dia. Só na Paraíba são 135 mil e, destes, 37,5 mil estão em João Pessoa, segundo dados do Ministério da Saúde.
De acordo com a instituição, os números assustadores refletem o estilo de vida desorganizado da população mundial, que deixa os hábitos saudáveis de lado para conseguir dar conta de suas tarefas diárias.
“O diabetes é uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas”, explicou o endocrinologista, diretor financeiro da Unimed JP e tesoureiro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Diabetes. E complementou com um dado alarmante: “Estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição”.
Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia da Paraíba, Ednardo Parente, cerca de 60% do tratamento de diabetes é determinado por uma mudança no estilo de vida, especificamente na alimentação e atividade física. “A única maneira de ‘frear’ esse aumento do diabetes é através da educação”, disse.
Educar para prevenir é o que vez fazendo a International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, com a criação do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. A data foi criada em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo e, desde então, vem mobilizando cerca de 300 milhões de pessoas e instituições públicas e privadas para discussão e elaboração de ações que visem à prevenção e à consequente diminuição dos casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário