Cícero Lucena voltou a alertar para urgente necessidade de apoio do Governo Federal aos municípios brasileiros para colocar fim aos lixões até agosto de 2014, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). A maioria dos municípios, na sua opinião, não tem condição financeira para elaborar e executar os projetos. “Além disso, não vejo nenhum movimento da União no sentido de auxiliar os gestores”, reclamou.
Quando prefeito de João Pessoa, Cícero conseguiu acabar com o lixão do Róger e substituí-lo por um aterro sanitário que até hoje atende toda região metropolitana da capital paraibana. Essa experiência da capital paraibana inspirou a solução do problema por vários municípios Brasil a fora e foi premiada internacionalmente, em evento na Espanha, em 2004.
Em 5 de agosto de 2003 , a prefeitura fechou definitivamente o lixão do Roger. Nesta mesma data, abriu o aterro sanitário de João Pessoa, quando, à época, a cidade fazia 419 anos de história. A iniciativa foi reverenciada por entidades ambientais e ganhou prêmios no Brasil e no exterior.
Fonte: PBHOJE com Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário