Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Diversidade Religiosa (louvor a Nossa Senhora)











Por ocasião dos festejos “Marianos” tradicionalmente realizados no mês de maio dedicados a nossa Senhora mãe de Jesus Cristo e de todos nós; a religião católica e o candomblé realizam comemorações durante todo o mês.
A religião católica celebra com trinta novenas e a coroação da santa no dia trinta e um de maio; os devotos se vestem de branco e seguem a tradição com orações e procissões.
No candomblé, a santa é conhecida por Oxum, rainha das águas doce, rios, fontes e cachoeiras. Senhora da beleza, do amor e dona da riqueza.
Oxum tem como propriedade, a fecundação, a fertilização e rege o nascimento de todos os seres humanos, protetora das gestantes e dos apaixonados.
O terreiro se prepara com flores naturais, folhas, incenso, perfumes, comidas típicas e fogos de artifícios. Com a participação dos filhos de santo e adeptos, a “mãe de Santo” se veste de dourado e branco, se enfeita com flores, jóias; usa uma coroa enfeitada de pedras brilhosas, perolas e búzios. Na mão direita carrega uma espada (alfange), espelho adornado de perolas e braceletes. Tudo isso acompanhado de cânticos e muita alegria para saudar a Oxum mais bonita (Nossa Senhora).
Um grande balaio enfeitado com tecidos dourados, fitas, flores, perfumes e outros presentes são ofertados nas águas doces a rainha do céu.
E assim, cada religião, segundo a sua tradição, louva nossa Senhora em cultos ecumênicos e diversificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário