Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 29 de abril de 2014

Vacinação contra gripe já imunizou 129,3 mil pessoas no DF

Vacinação contra gripe já imunizou 129,3 mil pessoas no DF
Foto: Mary Leal / Arquivo
Dados parciais foram divulgados pela Secretaria de Saúde, que faz apelo para população procurar postos; campanha segue até 9 de maio
BRASÍLIA (29/4/14) – Mais de 129,3 mil pessoas, cerca de 21,39% do público-alvo, foram imunizadas contra a gripe no Distrito Federal até agora, segundo dados divulgados nesta terça-feira (29) pela Secretaria de Saúde. A maior parte da vacinação ocorreu no "Dia D" da campanha, quando foram aplicadas 111,9 mil doses. 

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância à Saúde, Marília Cunha, o número é baixo, e, por isso, as pessoas devem ficar atentas ao prazo da campanha, que se encerra no dia 9 de maio.

"Só em 2013, registramos 51 mil atendimentos de pacientes com gripe nos hospitais do DF. Desses, 286 tiveram a evolução para uma síndrome respiratória grave, e nove deles, que faziam parte do público-alvo e não foram tomar a vacina, morreram", alertou Marília Cunha.

Segundo a subsecretária, a meta é imunizar 603 mil pessoas em mais de 150 postos do DF. Serão vacinados idosos, crianças de seis meses até cincos anos de idade, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.

Quem deseja se imunizar deve ir até o local mais próximo de sua casa, com documento de identidade e cartão de vacina. O atendimento ocorre das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Além disso, o Disque Saúde (160) estará à disposição para informações e para o agendamento de pessoas acamadas no próprio domicílio.

VÍRUS – Em 2013, a campanha atingiu 409.664 pessoas, o que representa 90,5% da meta estimada. A campanha protege contra a gripe durante um período de 12 meses. Os três tipos de vírus que a vacina previne são os mais comuns: H1N1, H3N2 e B. Os tipos A H1N1 e B são responsáveis pelas epidemias sazonais e doenças respiratórias que ocorrem em quase todos os invernos.

A H3N2 é outro tipo de gripe, porém sazonal e que não apresenta os mesmos riscos da H1N1, apesar de ter sintomas semelhantes, como febre, tosse, faringite, coriza, mialgia e dor de cabeça.

(A.S/J.S*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário