Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Chuva em Piancó esfria calor de quase 40º

Chuva em Piancó
Uma leve chuva caiu no início da noite de hoje, 31/12, segunda-feira, na cidade de Piancó. AQ chuva durou cerca de 10 (dez) minutos e conseguiu molhar as ruas de toda a cidade. Durante a tarde, os termômetros estavam atingindo 38 graus centígrados, e a sensação térmica era de quase 40 graus.

Segundo Leocácio Crizanto Leite, que tem um medidor (Pluviômetro) em sua residência, a precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a superfície da Terra caída na noite de hoje, ainda não foi coletada.

A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico. A quantidade de chuvas é medida usando um instrumento chamado pluviômetro, de funcionamento simples: a boca de um funil de área conhecida faz a coleta das gotas de chuva e as acumula em um reservatório colocado abaixo do funil. Um observador vem no tempo de amostragem (1 vez por dia, 4 vezes por dia etc), e com uma pipeta com escala graduada, mede o volume de água acumulado no período. Por exemplo, ele pode ter medido que caiu 25 mm por metro quadrado nas últimas 24 horas.
Imagem do centro da cidade

Para maior precisão no registro das alturas de chuvas utiliza-se um aparelho denominado de pluviógrafo que registra num gráfico as alturas de precipitações em função do tempo. A este gráfico denomina-se pluviograma.

Agricultura - Como hoje é o dia da feira livre na cidade, alguns produtores que se encontravam de saída para a zona rural, ficaram esperançosos com a expectativa de um bom  inverno no ano que se inicia amanhã, primeiro de janeiro. "Seria bom que o prefeito Sales Lima escolhesse um bom profissional para administrar a agricultura de nossa cidade, porque já sofremos muito sem o apoio da antiga gestão", disse. 

Árvores estão morrendo por falta de chuva
AESA - De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), mesmo o período de janeiro a abril sendo o mais chuvoso no Sertão, Cariri e Curimataú, é possível que várias cidades dessas regiões não registrem chuvas por até duas semanas. “A população não precisa se preocupar, pois o veranico é considerado um fenômeno normal nesta época do ano. E os termômetros vão registrar temperaturas dentro dos parâmetros. Vai ser aquele calor habitual que o sertanejo está acostumado”, explicou o meteorologista da Aesa, Alexandre Magno.

Fonte: OBlogdePianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário