Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Hoje é o último dia do guia eleitoral no rádio e TV


Faltam três dias para as eleições gerais de três de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, esta quinta-feira (30) é o último dia para a transmissão da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Ainda de acordo com o calendário, cerca de 20 mil candidatos ao pleito também só podem promover comícios, reuniões públicas e utilizar aparelhagem de sonorização fixa até esta quinta-feira. Salvo-conduto. A partir de hoje, o juiz eleitoral ou presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar. Debate. Esta quinta-feira também seria o último dia para a realização de debates entre os candidatos. No entanto, na sessão de terça-feira (28), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral aprovou alteração no calendário para corrigir um “descompasso das datas entre o primeiro e o segundo turnos”. Dessa forma, os debates no primeiro turno podem ser realizados até as 7h do dia 1º de outubro. Já no caso de segundo turno, marcado para 31 de outubro, os debates poderão acontecer até a meia-noite do dia 29 do mesmo mês.
TSE

Mulher se diz ex-amante de Dilma e cobra pensão


O portal cata geral publicou nesta quinta-feira (30), a denúncia de uma suposta doméstica que diz ter tido um relacionamento lésbico com a candidata a presidência do PT, Dilma Rousseff. Conforme o portal a vítima se diz lesada com o abandono.

Doméstica fala de ‘relacionamento lésbico’ com Dilma Rousseff por 15 anos e exige pensão"Dilma Rousseff é lésbica, mas nunca quis assumir nosso romance publicamente". A declaração é de Verônica Maldonado, uma doméstica que afirma ter tido um longo romance com a atual candidata à presidencia da república, Dilma Rousseff."Nos relacionamos durante mais de quinze anos, mas quando surgiu essa oportunidade em Brasília, ela nunca mais quis saber de mim"Verônica afirma possuir fotos, cartas e outros documentos que comprovam a relação duradoura e pretende pleitear na justiça o direito à uma pensão mensal."Afinal nós tivemos um relacionamento durante mais de qinze anos, período em que deixei de trabalhar, estudar, apenas para ficar com ela. Acho que tenho direitos como qualquer outra mulher!"Segudo o advogado de Verônica, Dr Celso Langoni Filho, a possibilidade de ganho de causa é concreta, uma vez que sua cliente é capaz de comprovar a existência de uma relação estável e duradoura. Ele cita o caso da Justiça de Pernambuco, que tomou uma decisão inédita este mês ao reconhecer a união estável de duas lésbicas para fins de pagamento de pensão."A decisão da juíza Paula Maria Malta, da 11ª vara da família e registro civil da capital pode abrir jurisprudência para que outros juízes sigam o parecer" Afirma Celso Longoni.Em sua decisão, a juiza alegou que o artigo 226 da Constituição diz que a família é um bem da socedade e que tem proteção especial do estado. A lei se refere ao elacionamento entre homem e mulher, mas não fala em pessoas do mesmo sexo. (Link da matéria:

Cássio Cunha Lima desmente boatos sobre a sua desistência a candidatura


Faltando três dias para as eleições, Cássio envia mensagens para imprensa para desmentir desistência: “Não vou desistir! Asseguro-lhe isso” Faltando pouco menos de três dias para a realização do pleito deste ano, o ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que é candidato a uma vaga no Senado Federal enviou mensagem a imprensa, na manhã desta quinta-feira (30), para desmentir os boatos sobre uma suposta desistência.Enfático, o tucano lamentou a tentativa de desestabilização da candidatura, atribuída por ele a adversários e assegurou que vai manter a candidatura ao Senado Federal."Considero uma deslealdade o que estão fazendo com a minha candidatura. Uma postura atrasada e antidemocrática. Sou candidato! O fujão dessa eleição não sou eu. Posso contar com a sua ajuda para esclarecer isso definitivamente? Não vou desistir! Asseguro-lhe isso." Cássio Cunha Lima.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

ÉTICA NO JORNALISMO


Fazer uma avaliação da Ética nos dias atuais, principalmente nas atividades profissionais, por conseguinte no jornalismo, veremos que a subjetividade de alguns casos está diretamente ligada a questões imediatista em contemplar ou atender as especificidades da profissão.
Mesmo que se conheçam os códigos que rege a profissão, os valores da moral são banalizados em atitudes desastrosas, causando danos a terceiros e ferindo os princípios éticos.
No jornalismo como em outra profissão o ferimento desses códigos está aferido pelo contra-senso da moral, que deturpam, desrespeitam, e que em nome do sucesso oportuno constroem simbólicas mentiras, fazendo valer inverdades em prol de interesses escusos políticos.
Traçar uma analise deste contexto ético no jornalismo é gerar uma ambigüidade de valores morais, que estão atrelados a composição das atividades jornalísticas contemporâneas, que se sobrepõe no exercício como fator quase inerente ao fazer da profissão. Segue-se uma linha editorial, se apressam em ser o primeiro a dar a notícia, distorcem os fatos, manipulam a informação etc.
De um lado está o jornalista, no meio está à empresa e no fim está o receptor, ávido pela informação, mesmo que ela venha repleta de ironias, preconceitos e senso comum da pior espécie. Caso o jornalista pudesse ser comparado a um ator, que interpreta sem ser por isso julgado pelo desvio de conduta, poderia nesse cenário ético livrá-lo da culpa e acentuá-lo a quem de fato lhe pautou para o exercício.
Mas até que ponto poderíamos nos sustentar nesse sofismo? Até onde nos corromperíamos para o sucesso da empresa?
Ou neste caso deveríamos nos preocupar como bem disse o professor Paulo Freire em sua Carta do Direito “A luta ideológica, política, pedagógica é ética ao ser dada por quem se posiciona em uma opção progressista e não escolhe lugar nem hora”.
Pensar, levando em consideração que “omitir não é mentir” e “aumentar não é inventar”, isto pode soar como principio básico de conduta moral; se cada um tem em sua formação um principio ético, formado a partir de suas convicções e que sua atividade profissional perpassam tais valores, estaremos diante de uma má formação de conceitos éticos, que devem ser avaliados e abolidos de qualquer atividade profissional, pois assim estaremos correndo o risco de perder a dignidade, e mais ainda, por em risco uma atividade, que agindo desta forma pode ser maléfica a formação de uma sociedade, gerando em seu seio a corrupção e o malefício a profissão.
A invasão e o desrespeito ao campo deontológico, precisa urgentemente ser avaliados para que possamos construir dentro da atividade jornalística, os valores morais éticos indispensáveis a construção da verdade.

domingo, 26 de setembro de 2010

Comício de encerramento da coligação "Uma nova Paraíba"











Aconteceu ontem, em Piancó 25/09 na Av. José Américo, precisamente em frente à antiga usina o comício de encerramento da coligação “Uma nova Paraíba” PSB/PSDB/DEM/PDT/PPS/PTC/PV/PTN/PRP.
Liderado pela prefeita de Piancó Flavia Serra Galdino e do vice Sales Lima, presença do candidato a deputado estadual Adriano Galdino, e do candidato a governador Ricardo Coutinho. Uma grande multidão se fez presente; que atenta e eufórica escutaram as propostas dos seus referidos candidatos e garantida pela prefeita. O candidato a governador disse está satisfeito e confiante na sua vitória no estado e em Piancó.
Em seguida saíram em passeata até o pátio do terminal rodoviário, encerrando assim as manifestações públicas da coligação.

Cinema no Sertão (Piancó-PB)







Tem cinema de graça no interior. De 24 a 26 de setembro a Praça Salviano Leite fora transformada numa grande sala de cinema ao ar livre.
Através do projeto: “Tem Cinema de graça no interior” do Cine SESI cultural e prefeitura local.
Três grandes produções foram exibidas: Se eu fosse você 2, Pequenas Histórias, e Ratatouille, com direito a pipoca.
O público compareceu em massa durante os três dias de exibição e se divertiram com as deliciosas aventuras da 7ª arte.

sábado, 25 de setembro de 2010

Pastor é acusado de escravizar paraibano no RS


O Ministério Público do Trabalho na Paraíba está investigando denúncia de que um adolescente de 17 anos, natural de Serra Branca, estaria sendo vítima de trabalho análogo ao de escravo no município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O menor teria sido cooptado em Soledade, onde fora visitar uma tia, e levado inicialmente ao município de Patos por um pastor evangélico com atuação naquele município.A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar de Serra Branca ao Ministério Público Estadual, que pediu a atuação do MPT no caso.O menor teria sido atraído pela promessa de emprego em Patos, onde também se serviria de uma moto. Cerca de um mês depois, o garoto foi levado ao Rio Grande do Sul, onde estaria trabalhando sob intensa vigilância e sem receber salário. Mesmo assim, ele conseguiu telefonar para a família, avisando de suas condições degradantes. Os pais decidiram, então, procurar o Conselho Tutelar de Serra Branca para providenciar a remoção do filho.O procurador do Trabalho Eduardo Varandas, que está temporariamente atuando na Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande (PTM-CG), decidiu abrir procedimento preparatório de inquérito civil e expediu ofício à Polícia Federal de Patos requerendo informações sobre todos os dados do pastor acusado. Também solicitou da polícia civil de Passo Fundo a abertura de inquérito policial e do MPT no Rio Grande do Sul atuação no sentido de apurar os fatos. “Vamos atuar com rigor no caso. Contudo, é lamentável que, em pleno século XXI, o Brasil remanesça com a chaga da escravidão maculando sua bandeira”, comentou o procurador Eduardo Varandas.

Eleições na Praíba contará com cerca de 4.200 policiais e 300 bombeiros







As Eleições 2010 na Paraíba contarão com um efetivo de 4.221 homens da Polícia militar, mais 300 bombeiros militares, que também têm formação policial. A PM vai disponibilizar 77 Oficiais à disposição dos juízes das zonas eleitorais.
Em cada região do Estado haverá um coronel da PM comandando as operações policiais, além de um coronel acompanhando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, que será o elo com a polícia.
O Plano Operacional das Eleições de 2010 foi elaborado a partir de diretrizes da Secretaria de Segurança e Defesa Social, da própria PM e com base em informações da Justiça Eleitoral.
A partir do próximo dia 27, os PMs seguirão uma escala de serviços de 24 horas por 24. “A Polícia Militar seguramente vai cumprir o seu papel constitucional, vai honrar sua história, sua tradição em oferecer a segurança na festa da democracia que é o pleito eleitoral”, assegurou o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Wilde Monteiro.
Eleitores – Para um total de 2.740,079 eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), disponibilizará 1.712 locais de votação em todo o Estado. Em cada um desses locais a Polícia Militar fará a segurança das urnas a partir das 48 horas antes do pleito.

Política/Paraíba


"Cícero Lucena seria laranja de Maranhão" disse Rômulo Gouveia


O candidato a vice-governador do Estado, pelo PSDB, o Deputado Federal Rômulo Gouveia afirmou na manhã de hoje (22) ao nosso portal, que se a candidatura de Cícero Lucena estivesse a todo vapor, não teria expressão na Paraíba, porque seria uma campanha laranja. Ela iria favorecer apenas o candidato ao governo do Estado José Maranhão e só o tempo vai dizer quem tinha razão. O candidato se referiu a declaração do Senador Cícero Lucena (PSDB), que dizia que “quem votar em Maranhão, vota em mim”
Ele ainda comentou o caso do ex-governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima que também será posto a prova hoje, durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal do Caso Joaquim Roriz (PSC). Rômulo não descarta a possibilidade de afastamento do ex-governador dizendo que a Paraíba sentirá a ausência de Cássio.
Rômulo Gouveia sem citar nome, tachou um candidato a senador de desequilibrado e desajustado e que não tem capacidade de ser um Senador, afirmando que a Paraíba precisa de pessoas equilibradas.
“Não posso defender alguém que está prejudicando minha cidade, se depender de mim não apóio e nem recomendo” disparou Rômulo Gouveia.
Bom! Para um bom entendedor, meia palavra basta.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Casos de dengue disparam na Paraíba


Índice da doença cresce 406,9% entre janeiro e setembro. São 2.812 casos a mais em relação ao mesmo período de 2009 A Paraíba registrou aumento de 406,9% nos casos de dengue, com 2.812 registros a mais entre janeiro e o começo de setembro deste ano que o mesmo período de 2009. Foram 3.503 ocorrências confirmadas da doença, com 25 do tipo hemorrágica e com quatro mortes, contra 691 registros no ano passado, quando houve oito com febre hemorrágica e uma morte. O mapa da dengue no estado foi divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O alerta para risco de epidemia no começo do próximo ano está mantido.

sábado, 18 de setembro de 2010

Presidios da PB podem aceitar visitas GLS


INÉDITO: presídios da Paraíba podem passar a aceitar gays durante visitas íntimas a presos. Um pedido inédito foi feito à Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap). A companheira da apenada A.K.F.N., do Centro de Reeducação Maria Júlia Maranhão, requereu o direito à visitação íntima, estensiva às demais apenadas. O despacho do secretário Carlos Mangueira foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (17). A decisão foi remetida ao Juízo das Execuções Penais da Capital e à Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB, para as providências que se fizerem necessárias.O pedido, deferido pela Secap, assim, fica vinculado à autorização da Justiça, que poderá permitir ou não a visitação de companheiros do mesmo sexo em todo o sistema penitenciário da Paraíba. O pedido de I.S. – que também teve a identidade preservada por se tratar de direitos individuais – foi interposto pela advogada Cynthia Denize S. Cordeiro de Lucena, sob a alegação de que havia uma relação de convivência entre a requerente e sua companheira.Em decisão administrativa, o secretário Carlos Mangueira disse que a orientação do Governo do Estado da Paraíba, fundamentado na Constituição Federal e nas normas Internacionais sobre Direitos Humanos, é evitar qualquer discordância ou oposição à homossexualidade ou quaisquer outras formas de discriminação.O ordenamento pátrio prevê sanções de natureza civil contra a prática ou estímulo a preconceitos de qualquer natureza, incluindo os relacionados à orientação sexual, inclusive punições adicionais no campo da penalização criminal. “Ocorre que, apesar das provas incontestes que foram apresentadas pela requerente, a constatação da união estável é matéria suscetível de apreciação judicial. Por isso, a concessão desse direito só poderá será emitida após decisão judicial que estabeleça a existência da relação de convivência entre a requerente e a presidiária”, disse Mangueira.

Fonte: PB Agora

TRE-PB promove treinamento a policiais sobre legislação eleitoral


Corregedor abre treinamento em legislação para atividade policial

O juiz Corregedor Regional Eleitoral, Carlos Neves da Franca Neto, membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na ocasião representando o presidente do TRE-PB, fez a abertura do evento intitulado Treinamento em Legislação Eleitoral para a Atividade Policial - aspectos legais e práticos, nesta sexta-feira (17), às 08:30h, no auditório Coronel Clodoaldo Alves de Souza do Centro de Ensino da Polícia Militar, em Mangabeira VI.

Governo inaugura Campus da UFPB em Araruna


O governador em exercício, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, prestigiará na próxima segunda-feira (20), o início das aulas no campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna. A programação começa às 9h no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde - CCTS, com descerramento da placa; visita às dependências do Campus; aula inaugural proferida pelo professor Dr. Lemuel Guerra, da UFCG; e atividades culturais. A oferta inicial é de 130 vagas para os cursos de Engenharia Civil, Odontologia e Ciências da Natureza, nos turnos da manhã e tarde.O novo campus VIII recebeu o nome "Professora Maria da Penha". Cerca de 80% dos professores do campus têm Doutorado e os demais serão Doutores dentro de pouco tempo. Outro componente positivo é a ótima estrutura física, concluída ainda em 2002. A Universidade tem hoje 17 mil alunos, oito campi, 45 cursos, mil professores e pouco mais de mil funcionários.

Sorteios de Box para comerciantes







Em fase de acabamento; os boxes que foram construídos no pátio do terminal rodoviário Dr. Djalma Leite, em Piancó-PB, estão quase prontos para serem sorteados entre seus preferentes.
Ao todo serão 15 boxes construídos seguindo o projeto de revitalização urbana do centro da cidade.
Segundo o encarregado da obra Solene Militão, disse ter sido informado pelo responsável da construção o vereador Tota Militão, que os nove boxes que já foram construídos serão sorteados na próxima semana; e que os seis boxes restantes, serão construídos imediatamente no mesmo pátio onde também construirão uma praça com jardinagem, para assim poder abrigar confortavelmente os freqüentadores.
Este é mais um dos projetos realizados pela administração local.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Governo assina ordens de serviço para pavimentação de mais 167 quilômetros de rodovias







Obras beneficiarão moradores de 14 municípios






O Governo do Estado vai proporcionar o incremento da economia de mais 14 municípios paraibanos localizados nas regiões do Vale do Piancó, de Patos e de Cajazeiras. Nestas quinta (16) e sexta-feira (17), uma comitiva, integrada por secretários e auxiliares do Governo do Estado visitará esses municípios para assinatura de ordens de serviço que vão garantir o início das obras de pavimentação de mais de 167 quilômetros de rodovias, representando um investimento superior a R$ 98,2 milhões. Também serão assinadas ordens de serviço para construção de três escolas nos municípios de Vieirópolis, São Domingos de Pombal e Triunfo, orçadas em mais de R$ 2,2 milhões.A comitiva será integrada pelos secretários Inaldo Leitão (Casa Civil), Francisco Sarmento (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia) e Renato Gadelha (Infraestrutura), além do diretor presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Solon Diniz; e do superintendente da Suplan, Gilson Frade. Eles visitarão os municípios de Santa Inês, Curral Velho, Pedra Branca, São José de Caiana, Igaracy, Carrapateira, Lagoa, Mato Grosso e Vista Serrana.O secretário Inaldo Leitão informou que essas ordens de serviço fazem parte de um programa que vai resultar na pavimentação e restauração de mais de 1.000 quilômetros de rodovias, contempladas no contrato de empréstimo assinado pelo Governo da Paraíba com a Corporação Andina de Fomento (CAF) no valor de US$ 100 milhões – com contrapartida de US$ 54,6 milhões.“Essas obras têm um sentido econômico e social forte porque permitirão a interligação das cidades, tornando o tráfego entre elas mais seguro e confortável”, comentou Inaldo Leitão, destacando que estradas são um vetor importante para o desenvolvimento de um município, uma vez que do ponto de vista econômico servem para o intercâmbio comercial entre cidades e regiões e para escoamento da produção agrícola.EstradasA chegada da comitiva ao município de Conceição está prevista para as 7h30 desta quinta-feira (16). De lá, os auxiliares do Governo do Estado seguem para Santa Inês, onde assinam a ordem de serviço para pavimentação da estrada PB-400, ligando o município à cidade de Conceição, numa extensão de 11 quilômetros. Serão investidos mais de R$ 12,9 milhões.Depois será a vez de Curral Velho, que será beneficiado com a pavimentação da estrada que liga o município – PB-370 – ao entroncamento da PB-386, numa extensão de 14,7quilômetros. A obra envolve recursos superiores a R$ 5,9 milhões. Em seguida, será assinada a ordem de serviço para pavimentação da rodovia PB-356, que também liga o município de Pedra Branca ao entroncamento da PB-386, numa extensão de 14 quilômetros e aplicação de recursos da ordem de R$ 5,2 milhões.O Governo do Estado ainda vai autorizar o início das obras de pavimentação da rodovia PB-382, que interliga os municípios de Itaporanga, São José de Caiana e Serra Grande, numa extensão de 35 quilômetros. Serão investidos R$ 18,9 milhões. A rodovia PB-364, no trecho que interliga os municípios de Igaracy e Aguiar ao entroncamento da BR-361, também será pavimentada. A extensão é de 25,5 quilômetros e os recursos são superiores a R$ 10,8 milhões.Na sexta-feira (17), a comitiva do Governo vai ao município de Carrapateira para assinar a ordem de serviço para a pavimentação da rodovia PB-384, que será interligada à rodovia PB-366, no trecho São José de Piranhas-Carrapateira, numa extensão de 25 quilômetros. A obra está orçada em R$ 15 milhões. Em seguida, será autorizado o início da pavimentação da rodovia PB-337, que vai ligar o município de Lagoa ao entroncamento da PB-325, numa extensão de 13 quilômetros. Serão investidos mais de R$ 7 milhões.Mato Grosso também será beneficiado com a pavimentação da rodovia PB-327, que vai interligar o município ao entroncamento da PB-325, numa extensão de 8,5 quilômetros. Mais de R$ 9,7 milhões serão aplicados nos serviços. E por fim, a comitiva visitará o município de Vista Serrana para assinar a ordem de serviço que garante a pavimentação da estrada PB-293, interligando a cidade à BR-230, numa extensão de 21 quilômetros. O investimento é superior a R$ 12,4 milhões.






Fonte: Secom PB

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aniversário do "Zé de Chica"







Esteve aniversariando nesse domingo um dos piancoense mais conhecido de toda população do Vale; o enigmático “Zé de Chica”. Ele completou 40 anos e diz se sentir uma garotinha; cozinheiro de mão cheia aproveitou suas habilidades culinárias e ofereceu uma suculenta feijoada aos seus amigos.
Querido por todos, “Zé de Chica” não é apenas uma figura, seu nome virou uma grife e é usado como expressão de brincadeira e denominação por todos.
Parabéns para o Zé e muitos anos de vida.

domingo, 12 de setembro de 2010

CRAK; destrói o Viciado e a Família


O efeito social do uso do crack é o mais deletério e, nesse sentido, o seu surgimento pode ser considerado um divisor de águas no submundo das drogas. As pedras começaram a ser usadas no ano de 1990 na periferia de São Paulo e, segundo se diz, de início as próprias quadrilhas de traficantes do Rio de Janeiro não permitiam a sua entrada, pois os bandidos temiam que o crack destruísse rapidamente sua fonte de renda: os consumidores.
Entretanto, em menos de dois anos a droga alastrou-se por todo o Brasil. Recentes reportagens demonstram que o entorpecente tornou-se o mais comercializado nas favelas cariocas multiplicando os lucros dos traficantes
Atualmente, pode-se dizer que há uma verdadeira "epidemia" de consumo do crack no País atingindo cidades grandes, médias e pequenas.
Alguns consumidores, em especial do sexo feminino, na prostituição de baixo nível, visando somar recursos para manter o próprio vício, utilizam-se da introdução de pequenas porções de crack em cigarros demaconha, no que é chamado de "desirée", "craconha" ou "criptonita", na gíria do meio consumidor e traficante de crack. Esta prática também é utilizada por traficantes, que adicionam uma pequena quantidade de crack à maconha e vendem aos usuários, sem que estes saibam. É uma tática cruel para obter novos viciados.
Embora gere menos renda para o traficante por peso de cocaína produzida, o crack, sendo mais viciante, garante um mercado cativo de consumo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CRACK, a maldição


Segunda parte


O consumo de crack fumado através de latas de alumínio como cachimbo, uma vez que a ingestão de alumínio está associada a dano neurológico, tem levado a estudos em busca de evidências do aumento do alumínio sérico em usuários de crack.
O uso do crack — e sua potente dependência psíquica — frequentemente leva o usuário que não tem capacidade monetária para bancar o custo do vício à prática de delitos, para obter a droga. Os pequenos furtos de dinheiro e de objetos, sobretudo eletrodomésticos, muitas vezes começam em casa. Muitos dependentes acabam vendendo tudo o que têm a disposição, ficando somente com a roupa do corpo]. Em alguns casos, podem se prostituir para sustentar o vício. O dependente dificilmente consegue manter uma rotina de trabalho ou de estudos e passa a viver basicamente em busca da droga, não medindo esforços para consegui-la. O crack pode causar neurofilexia e doenças reumáticas, podendo levar o indivíduo a morte.
Embora seja uma droga mais barata que a cocaína, o uso do crack acaba sendo mais dispendioso: o efeito da pedra de crack é mais intenso, mas passa mais depressa, o que leva ao uso compulsivo de várias pedras por dia.
As chances de recuperação dessa doença, que muitos especialistas chamam de "doença adquirida" (lembrando que a adição não tem cura), são muito baixas, pois exige a submissão voluntária ao tratamento por parte do dependente, o que é difícil, haja vista que a "fissura", isto é, a vontade de voltar a usar a droga, é grande demais. Além disso, a maioria das famílias de usuários não tem condições de custear tratamentos em clínicas particulares ou de conseguir vagas em clínicas terapêuticas assistenciais, que nem sempre são idôneas. É comum o dependente iniciar, mas abandonar o tratamento.
A recuperação não é impossível, mas depende de muitos fatores, como o apoio familiar, da comunidade e a persistência da pessoa (vontade de mudar). Além disso, quanto antes procurada a ajuda, mais provável o sucesso no tratamento. Uma pessoa que quer mudar nunca deve receber criticas em relação a sua situação deve receber muito amor e carinho.
Seis vezes mais potente que a cocaína, o crack tem ação devastadora provocando lesões cerebrais irreversíveise aumentando os riscos de um derrame cerebral ou de um infarto.
Vitimologia do crack: Ao contrário do que se poderia imaginar, porém, não são as complicações de saúde pelo uso crônico da droga, mas sim os homicídios, que constituem a primeira causa de morte entre os usuários, resultantes de brigas em geral, ações policiais e punições de traficantes pelo não-pagamento de dívidas contraídas nesse comércio. Outra causa importante são as doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV por exemplo, por conta do comportamento promíscuo que a droga gera. O modo de vida do usuário, enfim, o expõe à vitimização, muitas vezes e infelizmente, levando-o a um fim trágico.
Um estudo: O pesquisador Marcelo Ribeiro de Araújo acompanhou 131 dependentes de crack internados em clínicas de reabilitação e concluiu que usuários de crack correm risco de morte oito vezes maior que a população em geral. Cerca de 18,5% dos pacientes morreram após cinco anos. Destes, cerca de 60% morreram assassinados, 10% morreram de overdose e 30% em decorrência de aids.
Estatísticas e apreensões policiais demonstram um aumento percentual do consumo de crack em relação às outras drogas, vindo seus usuários das mais variadas camadas sociais. Outros estudos relacionam a entrada do crack como droga circulante em São Paulo ao aumento da criminalidade da prostituição entre os jovens, com o fim de financiar o vício. Na periferia da cidade deSão Paulo, jovens prostitutas viciadas em crack são o nicho de maior crescimento da aids no Brasil.
Outras drogas, sobretudo a cocaína, funcionam, via de regra, como porta de entrada para o crack a que o usuário recorre por falta de dinheiro, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por curiosidade. Assim, na degenerescência do vício, o crack aparece como o degrau mais baixo (o "fundo do poço").

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CRACK, a droga da morte


Primeira parte...


...No principio foi à maconha, porém no meio do caminho tinha uma pedra, várias pedras; tinham pedras no meio do caminho; e no fim do caminho a morte! O cachimbo não é o da paz; a fuligem negra revela mais uma vítima.


Crack é uma droga feita a partir da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio geralmente fumada. É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem. A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro, o usuário tem alucinações, paranóia (ilusões de perseguição).
Em relação ao seu preço, é uma droga mais barata que a cocaína. O uso de cocaína por via intravenosa foi quase extinto no Brasil, pois foi substituído pelo crack, que provoca efeito semelhante, sendo tão potente quanto a cocaína injetada. A forma de uso do crack também favoreceu sua disseminação, já que não necessita de seringa— basta um cachimbo, na maioria das vezes improvisado, como uma lata de alumínio furada, por exemplo.
A história do crack está diretamente relacionada com a da cocaína, droga que surgiu nos anos 60 e que, na época, era grandemente consumida por grupos de amigos, em um contexto recreativo. No entanto, a cocaína era uma droga cara, apelidada de “a droga dos ricos”. Esse foi o principal motivo para a criação de uma “cocaína” mais acessível. De fato, a partir da década de 70, começaram a misturar a cocaína com outros produtos e conforme outros métodos. Foi assim que surgiu o crack, obtido por meio do aquecimento de uma mistura de cocaína, água e bicarbonato de sódio. Na década de 80, o crack se tornou grandemente popular, principalmente entre as camadas mais pobres dos Estados Unidos.
O crack eleva a temperatura do corpo, podendo causar no dependente um acidente vascular cerebral. A droga também causa destruição de neurôneos e provoca a degeneração dos músculos do corpo (rabdomiólise), o que dá aquela aparência característica (esquelética) ao indivíduo: ossos da face salientes, braços e pernas finos e costelas aparentes. O crack inibe a fome, de maneira que os usuários só se alimentam quando não estão sob seu efeito narcótico. Outro efeito da droga é o excesso de horas sem dormir, e tudo isso pode deixar o dependente facilmente doente. A maioria das pessoas que consome bebidas alcoólicas não se torna alcoólatra. Isso também é válido para outras drogas. No caso do crack, com apenas três ou quatro doses, às vezes até na primeira, o usuário se torna completamente viciado. Normalmente o dependente, após algum tempo de uso da droga, continua a consumi-la apenas para fugir do desconforto da síndrome de abstinência—depressão, ansiedade e agressividade—, comum a outras drogas estimulantes Após o uso, a pessoa apresenta quadros de extrema violência, agressividade que se manifesta a princípio contra a própria família, desestruturando-a em todos os aspectos, e depois, por consequência, volta-se contra a sociedade em geral, com visível aumento do número de crimes relacionados ao vício em referência.


(aguarde a segunda parte)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desfiles encerrram comemorações da Semana da Pátria











As comemorações alusivas a Semana da Pátria, em Piancó-PB foram encerradas no final da tarde de hoje, com o tradicional desfile cívico do Instituto Educacional Compacto.
Abordando o tema: “Arte de Educar” a escola desfilou pelas principais ruas da cidade, encerrando assim as comemorações do dia 7 de setembro, data em que se comemoram os 188 anos da independência do Brasil.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SAÚDE


AIDS, Espereança e novos tratamentos


Cientistas de Israel afirmam ter descoberto uma nova forma de eliminar células infectadas com HIV, em um processo que provoca a autodestruição de células contaminadas.Pela técnica desenvolvida pelos cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, as células infectadas com HIV recebem um DNA viral, que faz com que a célula morra. A técnica não afetou as células não-infectadas.Até o momento, a técnica foi desenvolvida apenas em pequena escala, com poucas células. Nenhum teste foi realizado em humanos.A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira na revista científica Aids Research and Therapy.Os pesquisadores afirmam que a técnica poderia levar a um tipo de tratamento contra o vírus HIV.O melhor tratamento disponível atualmente - à base de antiretrovirais - é eficaz no combate à replicação de células infectadas, mas ele não consegue eliminá-las.Segundo o artigo, assinado pelo professor Abraham Loyter e sua equipe, o método desenvolvido no laboratório "resultou não só no bloqueio do HIV-1, mas também exterminou as células infectadas por apoptose [autodestruição]".O artigo faz a ressalva, no entanto, de que há mais de um tipo de vírus HIV e que o trabalho da equipe está apenas nos estágios iniciais.Os pesquisadores acreditam que o trabalho pode ajudar no desenvolvimento de um novo tipo de tratamento no futuro contra a aids.


BBC Brasil

sábado, 4 de setembro de 2010

Elicênia Pereira uma cidadã piacoense Politizada




Vivida sob a égide de São Miguel Arcanjo seu santo de proteção, Maria Elicênia Pereira, 69 anos, viúva de Ângelo Leite, formada em Letras com licenciatura plena; natural de Conceição – PB chegou a Piancó no final da década de 50 para estudar, quando então conheceu aquele que viria mais tarde tornar-se seu esposo.
Conhecida por toda população foi adotada, e adotou Piancó no seu coração e junto aos seus novos conterrâneos foi à luta em prol do desenvolvimento desta cidade.
Mulher atuante e de conhecimentos intelectuais contribuiu para a formação social, política e cultural do lugar; sem já mais esquecer os desígnios religiosos onde sempre se dedicou as atividades católicas tornando membro do Apostolado da Oração e membro do coral da igreja.
Eterna professora; lecionou em quase todas as escolas do município, e diz se orgulhar quando se depara com ex-aluno formado e com profissão definida.
Entre seus lamentos, destaca os rumos que deram a política local, tornando a cidade um celeiro de pessoas sem perspectivas a apolitizadas.
“Rezo todo dia meu terço e peço a Deus por melhores dias para o povo piancoense”.
Piancó está precisando com urgência de harmonia, que as pessoas se dêem as mãos e caminhe com o mesmo objetivo, que é o de zelarem pelas suas famílias, respeitando e considerando os outros para que a paz restabeleça e todos possam viver felizes na crença em Deus, finalizou a professora.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Semana da Pátria




Foi oficialmente aberta nesse 1º de setembro em todo Brasil as comemorações alusivas a Semana da Pátria.
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início doséculo XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembrode1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do Riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Principe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Indepêndencia ou Morte!
São 188 anos de emancipação política; o Brasil se libertara de vez do julgo portugues.

Eleições 2010, VOTA BRASIL




JUSTIÇA ELEITORAL

Neste ano você tem nas mãos o maior instrumento da democracia: O seu voto.
No primeiro turno, serão seis cargos:
Deputado Estadual/Distrital, Deputado Federal, dois senadores, Governador e Presidente. Para não errar na hora do voto, preencha com atenção os números dos seus candidatos na urna eletrônica; você pode levar os números para seção eleitoral para auxiliá-lo.
Lembre-se: votar certo é votar com consciência. Antes de tomar sua decisão pense e pesquise tudo sobre o seu candidato.
E não se esqueça de levar seu título e um documento oficial com foto. Sem eles você não pode votar.
Voto é secreto, mas não tem mistério.
Eleições 2010-Justiça Eleitoral
.